Sem o passo a passo, existe uma grande chance desse bolo dar ruim.
Pra tirar a cidadania italiana é a mesma coisa.
Tenha em mãos tudo que você precisa para ser reconhecido italiano/a e usufrua dos benefícios de um passaporte europeu no bolso.
Morar, trabalhar e estudar fora legalmente, seja na Itália, em Portugal, no Canadá, Suíça, Espanha, etc.
Tenha acesso imediato a um passo a passo estratégico, além de ferramentas práticas que fazem você reconhecer sua cidadania sozinho/a de forma econômica e rápida, mesmo que você não tenha nenhum documento.
Tudo através de um método não convencional, que divide o processo em 3 etapas executáveis e ainda te ajuda a achar a papelada.
Escrito pra você tirar sua cidadania...
...seu passaporto e carta d'identitat!
Um método que funciona tão bem, que tem assessor aprendendo a trabalhar com o guia.
*mesmo com um italiano/a na sua árvore, existem 3 situações que podem impedir a transmissão da cidadania até você (zeus te dibre);
Ferramental pra colocar a mão na massa, com instruções de uso!
Descubra qual é sua melhor linha de ascendência italiana (você pode ter mais de uma) e a via burocrática de reconhecimento para seu caso (administrativa ou judicial). Também determine quais e quantos documentos vai precisar encontrar para montar sua pasta e tenha uma estimativa de custos.
Mesma ferramenta utilizada por genealogistas e pesquisadores profissionais. Porém, com a vantagem de que esta foi otimizada para o reconhecimento da cidadania italiana.
Listagem completa com todos os comune trentinos e de outras regiões que pertenciam ao antigo império e possuem regras específicas na transmissão do direito à cidadania.
A maior dificuldade para conseguir a cidadania é encontrar o registro do italiano/a na Itália. Seu nascimento/batismo e/ou casamento. Operacionalize suas pesquisas direto com os acervos italianos com esse modelo.
Documentos italianos encontrados, o dilema passa a ser como solicitá-los ao órgão responsável e como receber uma cópia física em suas mãos, além da versão digital no seu e-mail. Muitos nem respondem. Com essa ferramenta fica mais fácil e prático solicitar o que precisa da forma certa.
Muitas vezes, para corrigir erros nos documentos brasileiros de seus antepassados nos cartórios e tribunais no Brasil, você vai precisar apresentar os documentos italianos validados internacionalmente (apostilamento de haia). Solicite a validação internacional direto a Prefettura italiana responsável, desde a sua casa.
Todos os termos complicados e confusos sobre cidadania explicados de forma didática num único lugar. Anagrafe, RNE, NR, Stato Civile, Codice Fiscale, Tessera, Dante Causa, etc.
obs. além das 6 ferramentas práticas, o livro tem mais de 600 páginas baseadas em fontes oficiais, todas elas referenciadas para você ter acesso com apenas 1 clique.
de acordo com as 3 etapas do Método Asas;
de maneira independente com auxílio de sites, ferramentas e métodos de pesquisa;
via administrativa ou via judicial, seja materna, contra as filas consulares ou trentina;
em busca de evitar problemas no seu pedido de reconhecimento;
tendo em mente onde seu pedido será realizado;
de seus antepassados nas Preffettura, se isso for necessário para corrigir erros nos documentos brasileiros em cartórios ou tribunais do Brasil;
de acordo com o país em que seu pedido será realizado (Brasil ou Itália);
caso decida reconhecer sua cidadania administrativamente residindo em solo italiano;
tanto nos comuni na Itália como nos Consulados Italianos;
de reconhecimento nos tribunais italianos;
passaporto, carta d’identità, codice fiscale e tessera sanitaria;
caso decida morar fora da Itália; e
do mozaum de forma independente.
obs. se você se identificou, ragazzi, é porque o Guia vai te ajudar.
Não te recomendo, mas se quiser você pode pular essa carta.
Ele perdeu a conta de quantas vezes foi assaltado na rua. Infelizmente também invadiram sua casa 2 vezes (numa delas ele estava dormindo). Estar sempre alerta não adiantava.
Também pegava transporte público lotado, dia após dia, horas e horas “enlatado”. Se tornou ciclista em São Paulo e foi atropelado por carro, ônibus, táxi e até soco de motorista (com o carro em movimento) ele tomou. Que ironia, em plena Avenida BRASIL.
Eu não sei qual é a sua realidade hoje, mas naquela que ele vivia, as situações de violência e insegurança eram diárias. Basicamente, era impossível viver o estilo de vida digno e “mais de buenas” que ele desejava viver.
Não encaixava. Não tinha espaço
Some a isso uma posição depressiva que o acompanhou de 2015 à 2018. Não sem motivo, cá entre nós. Terapia, psiquiatra, medicação.
Mudar de vida e se reinventar era uma necessidade (que gritava) pra que ele deixasse de “sobreviver” e passasse a “viver” de fato, ou que, ao menos, tentasse “viver“ algo diferente.
No fundo, talvez ele só tinha medo de morrer na contramão atrapalhando o tráfego.
Isso podia ser uma história de filme, mas não é.
7 anos se passaram e eu, Rafa, estou aqui, vivendo uma realidade completamente diferente (atualmente na Espanha). Pude viver experiências que nunca pensei que viveria. Não só pra mim, mas pra minha família.
Uma realidade que definitivamente não é perfeita (saudades da família no Brasil, dos amigos que ficaram, da cultura, etc), mas uma realidade que me ensinou uma coisa:
Viver uma outra vida (com mais sentido) é possível.
As vezes fico me imaginando onde eu estaria se não tivesse investido nesse caminho, se não tivesse tido coragem de testar viver de uma forma diferente. Talvez estaria no mesmo trabalho, sobrevivendo em São Paulo, selva de pedra, preso naquela realidade pesada e relativamente mediana. Seria uma vida completamente diferente.
Onde você quer estar daqui a 5 anos? Como você quer estar vivendo?
“Sobreviver esgota. Nós não estamos aqui para sobreviver. Estamos aqui para viver, que é outra coisa.”
– Clóvis de Barros Filho
Você tem 30 dias de garantia pra testar tudo e ter certeza se o Guia e ferramentas vão te ajudar. Se não ajudarem, basta solicitar a devolução. Simples assim.
Ao menos nessa galáxia, conhecimento não vem do nada. Isso só acontece em Andrômeda.
O Guia e método asas vem de 8 anos de experiência de trabalho, sempre em contato com os melhores especialistas e estudos na área - cursos no Museu da Imigração, Arquivo de Estado de São Paulo e RootsTech.
Além disso, sou assessor e criador da ITALIANI, escritor da newsletter Cartas do Estrangeiro, professor no Andiamo, além de host no podcast Italiani Nel Mondo.
De Osasco, zona oeste de São Paulo, pra Europa.
Eu (Rafa), estava cansado da vida “meia boca” que tinha no Brasil. Depois de me formar na Universidade de São Paulo, com direito a um intercâmbio de estudos no Sul da Espanha. Ficou claro que queria viver fora do país com mais qualidade de vida e segurança.
Principalmente, desejava expandir minhas possibilidades nesse mundão e me reinventar (diante da posição depressiva que me encontrava).
Consegui!
Já viajei por mais lugares do que consigo contar, e faz 5 anos que vivo na Espanha com o mozaum e nosso gato pernambucano.
Comecei a trabalhar com Cidadania Italiana com meus próprios assessores quando reconheci minha cidadania lá em 2016. Vivi mais de 1 ano na Itália.
Desde então, venho trabalhando e estudando na área, sempre em contato com os melhores especialistas. Também participei de cursos no Museu da Imigração, Arquivo de Estado de São Paulo e RootsTech… e lá se vão 8 anos de experiência e estudos.
Depois de certo tempo, ficou claro que, mesmo que o fator financeiro pareça ser o maior obstáculo, é por falta de informação que a maioria das pessoas não conseguem reconhecer a cidadania (tem gente que nem começa). Afinal, se tivessem informação saberiam como economizar, por exemplo.
Por isso criei a Italiani, empresa de Assessoria & Consultoria com viés educacional e acessível que, desde 2019 vem ajudando centenas de ítalo-descendentes inquietos.
Através do meu trabalho na Italiani, desenvolvi:
_o “MÉTODO ASAS” de reconhecimento com base em apenas 3 etapas;
_o ”CURSO ANDIAMO” com um programa de acompanhamento;
_o “IMERSÃO PRIMO PASSO“ pra começar do jeito certo;
_uma série de ”FERRAMENTAS PRÁTICAS” para operacionalizar o reconhecimento;
_escrevi 2 livros, o “PASSAPORTE ITALIANO: UM GUIA PARA VOCÊ CONSEGUIR A CIDADANIA ITALIANA E MORAR FORA” e o “COMO DESCOBRIR SE VOCÊ TEM DIREITO A CIDADANIA ITALIANA”
_e sou host no “PODCAST ITALIANI NEL MONDO”
Se o livro e ferramentas te pareceram interessantes, mas você ainda não sabe muito bem como o Guia vai te ajudar, me envie um WhatsApp com sua dúvida sobre o livro! É só clicar aqui embaixo!
Qualquer semelhança deste livro com “O Guia do Mochileiro das Galáxias” é uma mera coincidência do universo, obviamente.
ITALIANI©2024 | Todos os direitos reservados | Feito e mantido na Europa à base de 🍕